sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Violência Doméstica

"A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." João Paulo II
A violência contra as mulheres não é um problema só delas, também é dos homens.
Vivemos numa sociedade onde ocultamos o crime devido a diárias vivências de maus tratos. Uma relação deve ter respeito mútuo, responsabilidade pelos actos cometidos, saber ouvir, confiar na pessoa e, acima de tudo, ter uma relação aberta.
Na maioria dos casos de violência, as mulheres têm medo de apresentar queixa à polícia, pois sofrem ameaças constantes que levam o medo a vencer. Vítimas desta crueldade, escondem as humilhações e isolam-se, vivendo entre o pânico.
Tudo pode ser uma desculpa para haver situações de confronto. Muitas vezes, se houver filhos, eles vivem num meio sufocante entre os progenitores e chegam a ser também vítimas de violência.
Factos:
Uma mulher é violada em cada 20 segundos e apenas uma em cada 35 casos apresentam queixa.
95% dos casos de violência doméstica em Portugal, a vítima é mulher.
Cerca de 60% das mulheres espancadas, estão grávidas e quase sempre são agredidas no estômago.
Em torno dos 60%, e provavelmente todas as mulheres que sofrem agressão física, são também sexualmente abusadas pelos companheiros.
70% dos agressores abusam também dos filhos, fisicamente ou sexualmente.
Inês Gonçalves nº9
Tatiana Barradas nº25
9ºb

Discriminação sexual


A discriminação sexual significa um tratamento diferenciado por razões relacionadas com o sexo. Nos ultimos anos temos visto uma crescente participação das mulheres na sociedade devido ao seu dejeso de participar igualmente em centros de decisão no mercado de trabalho, educação e politicas. Um dos factores de descriminação está relacionado com o emprego, no qual as mulheres não exercem os mesmos direitos que os homens.

Este é um facto de grande importância, que exige uma preocupação diária...
Guilherme Braz nº8
Miriam Pereira nº19
Ricardo Marques nº23
Rui Simões nº24

A prostituição



A prostituição é a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afectivos ou prazer. Apesar de comum, a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro). Está relacionada com o consumo de álcool, de drogas e com a criminalidade.
As prostitutas podem ganhar desde 200€, até 30000€ (no caso de serem acompanhantes de luxo), por dia. Por esse motivo, nesta situação económica desfavorável, tem-se verificado um crescimento do número de prostitutas. Esses números podem aumentar se os clientes quiserem “Extras”, como relações sexuais sem protecção. Mas isso tem muitas desvantagens como as DST (Doenças sexualmente transmissíveis) que podem prejudicar em muito a vida das pessoas que usufruem da prostituição. À muitas doenças sexualmente transmissíveis como a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) que mata muitas pessoas no Mundo inteiro, mas principalmente em África por causa das condições precárias e da falta de informação acerca da sexualidade.








Carlos Silva nº 4
João Silva nº 11
João Andrade nº 12
João Santos nº 14
Nuno Fernandes nº 20
Turma do 9ºB

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é prostituição

A prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afectivos ou prazer. Apesar de comovente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro), por informação, etc.
André Marques
Carlos Sousa
Frederico Luis
9ºC

Violência

O que é a violência ?



Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.

Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.


Tatiana Duarte
Miguel Lemos
Natasha Celtner, 9º C

Aborto

O que é um aborto ?

Um aborto é a remoção ou explosão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, povecando-se o fim da gestão, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas ou cirúrgicas.
Trabalho realizado por:
Flábio Antunes nº8 9ºc
Barbara Golçalves nº6 9ºc
Leandro Pereira nº13 9ºc
Ana Sapage nº1 9ºc
Pedro Fernandes nº27 9ºc

A Pedófilia



A pedofilia é a perversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou no início da puberdade.A palavra pedofilia vem do grego . Segundo o critério da OMS, adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles.

Causas da Pedófilia...

A causa ou causas da pedofilia são desconhecidas.Pensava-se que o histórico de abuso sexual na infância era um forte fator de risco, mas pesquisas recentes não encontraram relação causal, uma vez que a grande maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam infratores quando adultos, nem tão pouco a maioria dos infratores adultos relatam terem sofrido abuso sexual.
Tatiana Duarte
Miguel Lemos
Natasha Celtner, 9ºC

O Aborto

O que é um aborto ?


Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras.


Após 180 dias (seis meses) de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro. A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte do feto.
Através da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos são objeto de intenso debate em diversas partes do mundo.

Tattiana Duarte,
Miguel Lemos,
Natasha Celtner 9º C

Adolescência


O qué a adolescência ?

A adolescência é uma face do desemvolvimento humano que marca a transição entre a infancia e a idade adulta. Com isso essa face caracteriza -se por alterações em diversos niveis : físico,mental e social. E representa para o individuo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilegios típicos da imfancia e de aquisição de caracteristicas e competencias que capacitem a assumir os deveres e papeis socias do adulto.
Trabalho realizado por:
Flábio Antunes nº8 9ºc
Barbara Gonçalves nº6 9ºc
Ana Sapage nº1 9ºc
Pedro Fernandes nº27 9ºc
Leandro Pereira nº13 9ºc

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Adolescência

A adolescência é o período da vida do jovem que deve ser vivida de uma forma saudável. Tem quer aprender a divertir-se, namorar com responsabilidade e principalmente estudar para garantir um futuro feliz. E o mais importante, saber respeitar o seu corpo.
O adolescente pode se divertir sem o uso do álcool e drogas, pois isso pode trazer más consequências como doenças.
Deve namorar com responsabilidade porque se não pode trazer consequências como a gravidez e ou doenças.
Deve ter em mente que é na adolescência que o adolescente prepara o seu futuro e que se não o fizer este será pouco positivo.
Por último, mas não menos importante, o adolescente deve cuidar do seu corpo para não ter problemas para o resto da sua vida.
Por estas razões o adolescente deve viver a adolescência de um modo cuidadoso.

Miriam Pereira Nº19 9º B

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Problemas no Despertar da Adolescência

O tema a abordar este periódo será os jovens na sociedade actual. Este tema tem como objectivo conhecerem alguns dos problemas que existem na nossa sociedade. Problemas esses que tentamos fazer por vezes passarem despercebidos. A proposta de projecto serão os seguintes sub-temas:
           A pedófilia;
           O aborto;
           A prostituição;
           A violência/ abuso sexual;
           A violência no namoro.
Poderão ser abordados  outros tema do vosso interesse.

A Importância do Trabalho de Projecto

O trabalho de projecto pode dar-te, como estudante, um treino em:
- estruturar conhecimentos;
- juntar e usar o material relevante;
- organizar o próprio trabalho e o dos outros;
- cooperar na solução de um problema/tarefa;
- tomar responsabilidade pelas tuas próprias acções;
- tomar uma posição e estar preparado para a defender;
- praticar a autocrítica e criticar os outros;
- identificar finalidades e objectivos e ver perspectivas no trabalho;
- ver a relação entre educação e vida profissional;
- perceber os mecanismos básicos por detrás do funcionamento da sociedade;
- praticar um modo de trabalho democrático.

Escola Superior de Educação de Estocolmo (adaptado)

Etapas do Trabalho de Projecto

1º Identificação do âmbito do problema.
2º Identificação e formulação dos problemas.
3º Planificação do trabalho:
» Identificação dos meios de resolução do problema (recursos), das restrições e barreiras existentes;
» Divisão das tarefas e elaboração dos instrumentos de pesquisa.
4º Trabalho de campo:
» Construção de bases de dados, observação directa, entrevistas,consulta bilbiográfica
5º Tratamento de dados.
6º Preparação e apresentação dos resultados.
7º Apresentação dos trabalhos.
8º Avaliação do trabalho.

Trabalho Área Projecto


Trabalho de projecto é uma metodologia assumida em grupo que pressupões uma grande implicação de todos os participantes. Envolve trabalho de pesquisa no terreno, tempos de planificação e intervenção com a finalidade de responder a problemas encontrados, problemas considerados de interesse pelo grupo e com enfoque social. O trabalho de projecto é centrado no estudo de problemas, mas nem todos os problemas devem ser abordados através desta metodologia. Caberá ao grupo fazer a selecção. Sugere-se que as questões escolhidas se enquadrem no mesmo campo de problemas.


Elvira Leite, Manuela Malpique, Milice Ribeiro dos Santos,

Trabalho de Projecto 1. Aprender por Projectos Centrados

em Problemas, Ed. Afrontamento.